Brasão da família Maia

Família Maia – Brasão

Surgido da origem portuguesa, a família Maia é vista como um sobrenome curto, bonito, moderno e usado já por várias pessoas do mundo e tanto em Portugal quanto no Brasil e em outros países, há pessoas do sexo masculino e feminino usando este sobrenome em seus registros de nascimento.

Veja abaixo, algumas informações referentes ao Brasão desta família e outros detalhes sobre este belo sobrenome.

Significado do Brasão da família Maia

O Brasão da família dos Maia tem como significado do sobrenome, festa popular portuguesa que ocorre nos primeiros dias de maio. Sendo assim, o símbolo da família Maia está relacionado a uma tradição. Maia também significa mãe, ilusão, grande, etc.

História da família Maia

Historiadores acreditam que Maia era utilizado como sobrenome por habitantes da região de Portugal antes mesmo da própria fundação do país mas há registros de outra história para o surgimento deste sobrenome. Ele também pode ter sido inspirado no nome de uma Deusa. Maia, que na mitologia Grega, é uma deusa pleidiana, uma das sete filhas de Atlas e Plêione. Na história de Roma, Maia Maiestas é considerada a deusa da fecundidade, da projeção da energia vital e deusa da primavera.

Bandeira da família Maia

O escudo da família Maia é composto por três cores, sendo vermelho, amarelo e preto. No fundo contém o vermelho com uma águia estendida de preto e realçada com ouro. Também se encontra uma águia amarela com pingos em preto. No timbre do brasão tem-se uma armadura, geralmente usada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal.

Uma das curiosidades sobre o brasão do sobrenome Maia é que além de ser pronunciado na forma singular, também possui Maya ou Dos Maia como umas de suas variações.

Entre uma das personalidades mais populares com este sobrenome está o político brasileiro, nascido no Chile, porém com nacionalidade brasileira, Rodrigo Maia.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.