Brasão da família Mouraria

Família Mouraria – Brasão

A família Mouraria surgiu da origem portuguesa e é vista como uma das mais populares do mundo e tanto em Portugal quanto no Brasil e em outros países, há pessoas do sexo masculino e feminino usando este sobrenome em seus registros de nascimento.

Veja abaixo, algumas informações que preparamos para você referentes ao Brasão desta família e fique por dentro de tudo sobre este sobrenome:

Significado do Brasão da família Mouraria

O Brasão da família dos Mouraria tem como significado do sobrenome, bairro onde viviam os mouros. Sendo assim, o símbolo da família Mouraria está relacionado a uma localidade.

História da família Mouraria

Para quem não sabe, Mouraria é conhecido como um dos mais tradicionais bairros da cidade de Lisboa, em Portugal, que deve o seu nome ao facto de D. Afonso Henriques, após a conquista de Lisboa, ter confinado uma zona da cidade para os muçulmanos.

E foi neste bairro que continuaram os mouros após a Reconquista Cristã. Por sua vez, os judeus foram confinados aos bairros do Castelo.
Neste e nos bairros circundantes, tiveram origem as primeiras produções de arte mudéjar portuguesa, que viriam a dar alas para o surgimento do Manuelino.
A dolência e a melancolia dos seus cânticos estão na origem do Fado. Nasceu na Rua do Capelão, junto ao Beco dos Três Engenhos, Maria Severa Onofriana, primeira fadista portuguesa e expressão máxima do fado à época.

Bandeira da família Mouraria

O escudo da família Mouraria ostenta as armas dos viscondes de Vila Nova de Cerveira, mais tarde elevados a marqueses de Ponte de Lima.

Uma das curiosidades sobre o brasão do sobrenome Mouraria é que além de ser pronunciado na forma singular, também possui Moura, Mourarias ou Dos Mourarias como umas de suas variações.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.