Origem do sobrenome Coelho

Família Coelho

Coelho é um sobrenome curto, bonito, conhecido e já utilizado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiram as primeiras famílias Coelho, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Coelho.

Para lhe ajudar, apontamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Coelho, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Coelho.

Qual é a origem do sobrenome Coelho?

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Coelho. Então, a origem do sobrenome Coelho é portuguesa. A história da família Coelho começou anos atrás e segundo historiadores, o primeiro Coelho que se tem notícia é o português D. Soeiro Viegas Coelho, que viveu durante o reinado do rei D. Sancho II, no século XIII.

Acreditam-se que D. Soeiro Viegas ganhou o apelido coelho porque, durante a guerra, se movia sorrateiramente.

Família Coelho no Brasil

Segundo estudiosos, o sobrenome Coelho teria sido dado aos cristãos novos, ou seja, judeus sefarditas, originalmente chamados Cohen, que precisaram adotar um novo sobrenome para poderem imigrar para este país.

O significado da família Coelho é prosperidade, sendo assim, o símbolo da família Coelho pode está relacionado a uma fartura, a alguém ou alguma família na qual conseguiu obter bons frutos na vida.

Já o Brasão da família Coelho é composto de ouro, com um leão de púrpura, armado e lampassado de vermelho, carregado de três faixas xadrezadas de azul e ouro, com bordadura de azul.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Coelho é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma singular, também pode ter Dos Coelho como uma das variações do sobrenome Coelho.

Existem algumas pessoas com sobrenomes compostos relacionados à Coelho, como: família Coelho da Silva e outros.

Há também famílias Coelho espalhadas por diversos lugares, como: família Coelho em Pernambuco, família Coelho no Brasil, família Coelho em Portugal e outros.

A família dos Coelho é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Coelho é o escritor, letrista e jornalista brasileiro, Paulo Coelho.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.