Origem do sobrenome Lima

Família Lima

Lima é um sobrenome bastante popular e usado por várias famílias no Brasil e também em outros países diferentes, tanto do sexo masculino quanto feminino, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Lima.

Para lhe ajudar, destacamos abaixo, algumas informações sobre a origem e sobrenome Lima, além de outras curiosidades sobre a família Lima.

Qual é a origem do sobrenome Lima?

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Lima. Para quem não sabe, a origem do sobrenome Lima é portuguesa e bem provável também do latim, por se tratar de uma origem toponímica, de origem geográfica.

A história da família Lima começou anos atrás vindo do rio Lima e de outras localidades. Por isso é bem provável que as comunidades vindas destes lugares foram as primeiras a adotar este sobrenome.

Uma curiosidade sobre a família Lima é que este sobrenome também vem do latim limes, que quer dizer cercas destinadas a defender a fronteira ou fortificações militares romanas.

Outra curiosidade em relação ao sobrenome Lima é que ele além de ser muito comum e usado no Brasil por famílias na forma singular, também nome de uma banda famosa chamada Família Lima.

No Brasil, é possível que existam algumas famílias com sobrenomes Lima em estados do pais, como:
Família Lima no Espírito Santo, Família Lima no Tocantins, Família Lima no Rio de Janeiro, Família Lima no Piauí, Família Lima no Acre, Família Lima no Mato Grosso, Família Lima na Paraíba, Família Lima no Amazonas, Família Lima em Santa Catarina, Família Lima no Pará, Família Lima no Ceará, Família Lima em Brasília, Família Lima no Rio Grande do Sul, Família Lima em São Paulo, Família Lima em Pernambuco, Família Lima em Goiás, Família Lima na Bahia, Família Lima em Minas Gerais, Família Lima em Pernambuco, além de outros países que também utiliza este sobrenome, como a Família Lima com sobrenome italiano.

Entre os sobrenomes compostos que combinam com Lima, estão: Sobrenome Lima e Silva, Souza Lima, Castro de Lima e outros.

Sem contar que o símbolo da família Lima pode está ligado ao talento, como podemos observar, há diversas pessoas com este sobrenome bastante talentosos.

A família dos Lima é atualmente popular no país, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com o sobrenome Lima foi o jornalista e escritor, Afonso Henriques de Lima Barreto, cuja o nome artístico é Lima Barreto, autor das publicações de vários romances, sátiras, contos, crônicas e uma vasta obra em periódicos, principalmente em revistas populares ilustradas e periódicos anarquistas do início do século XX.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.