Origem do sobrenome Lins

Família Lins

Super curto, carinhoso, moderno e charmoso, Lins é um sobrenome conhecido e usado por várias famílias em registros de nascimento tanto no Brasil quanto também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiram as primeiras famílias Lins, ou melhor dizendo, a primeira árvore genealógica da família Lins.

Para lhe ajudar, preparamos aqui, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Lins, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Lins.

Qual é a origem do sobrenome Lins?

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Lins. Então, a origem do sobrenome Lins é alemã. A história da família Lins começou por volta do século XI, no comércio abandonando suas raízes feudais e sendo pioneiros na formação da nova classe social, a burguesia. Mas, para tanto, não poderiam mas estar estabelecidos na zona rural, e assim, imigraram para a cidade de Ulm na Bavária Alemã. A cidade de Ulm era um ponto estratégico importante no desenvolvimento do comércio da região, pois funcionava como entreposto entre a produção da região, que era principalmente têxtil (linho) e seu transporte através do Danúbio (tinha importante porto). E foi nesta época que surgiu o tronco genealógico mais remoto até hoje documentalmente conhecido: Heinrich Linz. Heinrich Linz, já filho de comerciantes, se tornou em um importante comerciante da cidade.

Família Lins no Brasil

A história da Família Lins no Brasil teve início no final do século XVI, no estado do Pernambuco, com a chegada dos irmãos de origem alemã Christoph (Cristovam) Lins e Bartholomeu Lins, que eram filhos de Sebald Lins que trabalhava com transporte marítimo e importação de produtos manufaturados. Sebald, nascido na Alemanha, inicialmente se mudou para Holanda e posteriormente para Portugal onde chegou a falecer no ano de 1597.

Os dois irmãos se casaram em Pernambuco e pouco depois Bartholomeu deixou o Brasil com toda sua família. Christoph continuou no Brasil, fundou Porto Calvo em Alagoas onde instalou cinco engenhos. Em Pernambuco, instalou outros dois.

O significado da família Lins é lentilhas, sendo assim, o símbolo da família Lins pode está relacionado a uma planta que simboliza fartura, prosperidade, renovação e renascimento.

Já o Brasão da família Lins é composto por um escudo de vermelho com uma faixa azul, carregada de três estrelas de ouro, de 6 pontas, sendo que no timbre, há um capelo de penas de pavão natural, orladas de vermelho e de três peças.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Lins é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma plural, também pode ter Dos Lins ou Linz como umas das variações do sobrenome Lins.

Outra curiosidade é que este sobrenome também é nome de um município brasileiro na região centro-oeste do estado de São Paulo.

Há também famílias Lins espalhadas por diversos lugares, como: família Lins em Manaus, família Lins na Alemanha e outros.

A família dos Lins é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, uma dessas artistas famosas com sobrenome Lins é a escritora de livros infantis e juvenis, roteirista, diretora cinematográfica e jornalista, Flávia Lins e Silva.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.