Origem do sobrenome Matos

Família Matos

Matos é um sobrenome curto, bonito e moderno, sendo já usado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiram as primeiras famílias Matos, ou seja, a primeira árvore genealógica da família Matos.

Para lhe ajudar, apontamos abaixo, algumas informações ligadas a origem e significado do sobrenome Matos, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Matos.

Qual é a origem do sobrenome Matos?

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Matos, os tais descendentes da família Matos. Então, a origem do sobrenome Matos é portuguesa. A história da família Matos começou anos atrás, família das mais antigas de Portugal, pois descende dos Reis de Leão, por D. Hermigo Alboazar, senhor do castelo de Távora, e de sua mulher, D. Dórdia Osores, de quem foi filho D. Egas Hermigues.

Família Matos no Brasil

No país brasileiro, se destaca no Estado do Rio de Janeiro, entre as mais antigas famílias desse sobrenome, o Capitão Álvaro de Matos, vereador do ano 1645.

O significado da família Matos é vegetação agreste ou alguém que habita em matos, sendo assim, o símbolo da família Matos pode está relacionado a natureza ou algum familiar que morava no campo.

Sobre o Brasão da família Matos, as armas utilizadas pelos deste apelido são de vermelho com um pinheiro de verde, arrancado de prata, sustido por dois leões de ouro, armados e lampassados de azul, afrontados e no timbre, um leão sainte, de ouro, armado e lampassado de azul, tendo um ramo de pinheiro de verde na mão.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Matos é que além de ser conhecido e usado no Brasil por famílias na forma singular, também pode ter Dos Matos ou Mattos como umas das variações do sobrenome Matos.

Há também famílias Matos espalhadas por diversos lugares, como: família Matos no Ceará, família Matos no Brasil, família Matos em Portugal e outros.

A família dos Matos é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Matos foi o advogado e poeta do Brasil colônia, Gregório de Matos.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.