Origem do sobrenome Pereira

Família Pereira

Pereira é um sobrenome muito comum e usado por várias famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Pereira.

Para lhe ajudar, preparamos abaixo, algumas informações sobre a origem e sobrenome Pereira, além de outras curiosidades sobre a família Pereira.

Qual é a origem do sobrenome Pereira?

Muitos devem está se perguntando de onde foi que surgiu a origem da família Pereira. Para quem não sabe, a origem do sobrenome Pereira é Portuguesa. A história da família Pereira começou anos atrás, quando os primitivos Pereiras estavam ligados à casa de Bragança, em Portugal. Foi seu solar, a Quinta de Pereira, aonde tomaram o apelido, junto ao rio Ave, em terra de Vermoim. A origem mais remota da família provém do conde de Forjaz Bermudez, sobrinho neto de Desidério, o último rei dos longobardos, da Itália.

No Brasil, a primeira pessoa a usar o sobrenome Pereira foi o donatário Francisco Pereira Coutinho, assassinado no ano de 1549.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Pereira é que ele além de ser bastante popular, é usado no Brasil por famílias na forma singular e por pertencer a origem geográfica, o lugar que deu origem ao sobrenome Pereira era cheio de pêras ou pereiras.

Outra curiosidade sobre a família Pereira é que este nome surgiu de um local ou uma terra. No caso, Pereira era o nome de uma Quinta ou propriedade na zona de Esmeriz, em Vila Nova de Famalicão, no norte de Portugal.

No Brasil, é possível que existam algumas famílias com sobrenomes Pereira em estados do pais, como:
Família Pereira no Tocantins, Família Pereira no Rio de Janeiro, Família Pereira no Piauí, Família Pereira no Acre, Família Pereira no Mato Grosso, Família Pereira na Paraíba, Família Pereira no Amazonas, Família Pereira em Santa Catarina, Família Pereira no Pará, Família Pereira no Ceará, Família Pereira em Brasília, Família Pereira no Rio Grande do Sul, Família Pereira em São Paulo, Família Pereira em Pernambuco, Família Pereira em Goiás, Família Pereira na Bahia, Família Pereira em Minas Gerais, Família Pereira em Pernambuco, além de outros países que também utiliza este sobrenome, como a Família Pereira em Portugal.

Entre os sobrenomes compostos que combinam com Pereira, estão Pereira de Souza, Pereira de Oliveira, Pereira Costa, família Pereira da Silva, sobrenome Rodrigues Pereira e outros.

Sem contar que o símbolo da família Pereira pode está ligado a honestidade, pois podem observar que famílias com este sobrenome são bem respeitosas.

A família dos Pereira é atualmente popular no país, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Pereira é o compositor, letrista, cantor e saxofonista brasileiro, Maurício Pereira.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.