Origem do sobrenome Pinheiro

Família Pinheiro

Pinheiro é um sobrenome conhecido e usado por algumas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como surgiu as primeiras famílias Pinheiro, ou seja, a primeira árvore genealógica da família Pinheiro.

Para lhe ajudar, apontamos aqui, algumas informações referentes a origem e significado do sobrenome Pinheiro, além de outras curiosidades sobre as pessoas da família Pinheiro.

Qual é a origem do sobrenome Pinheiro?

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Pinheiro. Então, a origem do sobrenome Pinheiro é portuguesa. A história da família Pinheiro começou anos atrás e provavelmente tem alguma comunidade que surgiu em uma região com muitos pinheiros.

Segundo historiadores, em documentos do ano 1258 foi registrado a existência de Petrus Pinarius. Como sobrenome pode também ter surgido como uma alcunha metafórica, a um sujeito alto como um pinheiro.

Acreditam-se que os Pinheiros procedem de Tristão Gomes Pinheiro, cavaleiro galego, que fez os muros de Barcelos pôr mandado do Duque D.Afonso. Tem morgado em Barcelos, onde foram alcaides-mores algum tempo.

O significado da família Pinheiro é aquele que é habitante dos pinheiros em abundância, sendo assim, o símbolo da família Pinheiro pode está relacionado a uma localidade relacionada a natureza.

Já o Brasão da família Pinheiro é composto de prata com cinco pinheiros arrancados, de verdes, postos dois em cada canto e um no meio deles, sendo que no timbre, é visto o mesmo pinheiro do escudo.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Pinheiro é que além de ser bastante popular e usado no Brasil por famílias na forma singular, também pode ter Dos Pinheiro como uma das variações do sobrenome Pinheiro.

Existem algumas pessoas com sobrenomes compostos relacionados à Pinheiro, como: família Pinheiro de Freitas e outros.

Há também famílias Pinheiro espalhadas por diversos lugares, como: família Pinheiro no Rio de Janeiro, família Pinheiro de Ibirite, família Pinheiro em Goiás, família Pinheiro no Brasil, família Pinheiro em Portugal, sobrenome Pinheiro italiano e outros.

A família dos Pinheiro é atualmente comum em vários países, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Pinheiro é o político brasileiro, Walter Pinheiro.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.