Origem do sobrenome Silva

Família Silva

Silva é um sobrenome bastante popular e usado por diversas famílias no Brasil e também em outros países diferentes, mas, o que muitos não sabem é de onde e como foi que surgiu as primeiras famílias Silva.

Para lhe ajudar, apontamos a seguir, algumas informações sobre a origem do sobrenome Silva, além de outras curiosidades sobre a família Silva.

Qual é a origem do sobrenome Silva?

Muitos devem está se perguntando de onde e como foi que surgiu a origem da família Silva. Para quem não sabe, a origem do sobrenome Silva é portuguesa. A história da família Silva começou em locais de Portugal, foi lá com o nome de Silva que surgiram várias pessoas com este sobrenome.

Pode se considerar bem antiga a primeira linhagem dos Silva e provém dos Godos D. Aderaldo. Seu filho D. Guterre Alderete de Silva, que se casou com uma descendente da nobreza da Casa Real de Aragão.

O que o sobrenome Silva indica sobre a procedência da pessoa é um dos assuntos mais procurados pelas pessoas que de alguma forma, tentam saber de que famílias são verdadeiramente.

Diversas pessoas que vieram ao Brasil adotaram este sobrenome com o objetivo de viver uma nova vida sem vínculo com o passado na Europa. Então eles se aproveitaram do anonimato que o sobrenome carrega para iniciar uma nova vivência. Por este motivo, pode se dizer que a família Silva também tem sua origem aqui no Brasil.

Apesar de sua grande propagação tanto no Brasil quanto na Europa, o sobrenome Silva foi utilizados por membros na nobreza.

Uma das curiosidades sobre o sobrenome Silva é que ele além de ser comum e usado no Brasil por famílias na forma singular, é possível também até mesmo dizer que é o mais popular no país por ser classificado como toponímico, de origem geográfica.

Outra curiosidade sobre a origem dos Silvas é que este sobrenome surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas – silva, que na língua latim, significa selva. Muitos tem até se perguntado se o sobrenome Silva é de pobre ou se vieram de famílias ricas.

No Brasil, é possível que existam algumas famílias com sobrenomes Silva em estados do pais, como:
Família Silva no Tocantins, Família Silva no Rio de Janeiro, Família Silva no Piauí, Família Silva no Acre, Família Silva no Mato Grosso, Família Silva na Paraíba, Família Silva no Amazonas, Família Silva em Santa Catarina, Família Silva no Pará, Família Silva no Ceará, Família Silva em Brasília, Família Silva no Rio Grande do Sul, Família Silva em São Paulo, Família Silva em Pernambuco, Família Silva em Goiás, Família Silva na Bahia, Família Silva em Minas Gerais, Família Silva em Pernambuco, além de outros países que também utiliza este sobrenome, como a Família Silva em Portugal, Família Silva na Europa.

Entre os sobrenomes compostos que combinam com Silva, estão: Sobrenome Batista da Silva, Souza Silva, Silva Oliveira, Silva Santos e outros.

Sem contar que o símbolo da família Silva ou imagem da família Silva pode está ligado ao campo, pois o significado do sobrenome Silva representa a floresta, a selva.

A família dos Silva é hoje muito conhecida no país, tanto que é um sobrenome usado por grandes personalidades, um desses artistas famosos com sobrenome Silva é o lutador brasileiro de artes marciais, Anderson Silva.

origemdossobrenomes

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.